Governança de Dados - Trabalhe com a gestão das expectativas
Para que o Programa de Governança de Dados consiga atingir os objetivos, todos os envolvidos precisam estar engajados e integrados. Assim, caminham em uma única direção mesmo diante das adversidades e conflitos. As expectativas devem ser geridas tanto no âmbito do time de Governança de Dados quanto em relação aos demais envolvidos com as ações do Programa, em especial, os patrocinadores.
A gestão das expectativas está estreitamente relacionada com a denominação de felicidade, a qual tem diferentes significados para cada pessoa. Ou seja, se refere ao saber lidar com propósito de cada indivíduo e alinhá-lo com os valores do Programa de Governança de Dados.
Vale ressaltar que as expectativas são individuais e geralmente são relacionadas diretamente com os objetivos das áreas onde as pessoas trabalham e podem mudar de acordo com o tempo, conforme outras iniciativas ganham ou perdem prioridades.
Compreender quais são as razões pelas quais as pessoas são influenciadas é fundamental para potencializar o desempenho delas.
Quando os profissionais de Governança de Dados não se preocupam com este ponto, surgem outros problemas os quais comprometem o rendimento de todo o grupo, entre os problemas mais comuns, podemos citar: disputas de ego, frustração, falta de disponibilidade das pessoas, erros e atrasos nas entregas, aumento de custos, queda da produtividade, etc.
Grupos com essa questão bem definida e em sintonia com as metas e princípios do Programa de Governança de Dados sentem-se mais motivados.
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