top of page

BLOG DA
BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Governança de Dados e Inovação


Governança de Dados e Inovação
Governança de Dados e Inovação


Vivemos em uma era onde produtos e serviços surgem e mudam as estratégias corporativas do dia para noite. Empresas se destacam no mercado pela Inovação e acredite, a Governança de Dados só seguirá adiante se ela também estiver alinhada com uma filosofia de inovação.


Quando nos referimos ao termo “inovação” na Governança de Dados não falamos somente das inovações exponenciais, aquelas que transformam vidas, mudam mercados e elevam empresas para outro patamar. Esse tipo de inovação é magnífico, porém não é em todo momento em que uma empresa consegue implementar esse tipo de inovação, principalmente se ela não tem o hábito de praticar a inovação.


Inovar não é somente criar o que não existe, como ocorre em algumas inovações exponenciais, mas sim ter um olhar crítico em relação ao ambiente atual, identificar os problemas, propor e implementar soluções que irão resolver os problemas identificados. Isso não é obtido somente com a criatividade, mas sim com muita prática, seguindo processos e uma metodologia própria para inovação.


Na nossa visão, a inovação pode ser aplicada em qualquer empresa, a partir de hábitos simples, como o de questionar e identificar as novas oportunidades e melhorias, a partir dos problemas que já existem com os dados nas empresas, aqueles que as pessoas têm conhecimento, porém ainda não foram resolvidos porque as soluções propostas anteriormente foram insuficientes ou simplesmente ninguém procurou resolver de vez o problema. Infelizmente, muitas empresas convivem com os mesmos problemas há anos e ninguém se propõe a resolvê-los de forma definitiva.


Quando as pessoas começam a identificar os problemas ligados aos dados, propor soluções e resolvê-los de forma definitiva podemos afirmar que algo foi feito para melhorar um processo, um produto ou um serviço. Ou seja, quando entregamos algo que não existia antes na empresa, surge uma pequena inovação, de fato.


Ao tornar esta dinâmica como hábito, a empresa começa a estabelecer uma cultura de inovação. E o que a Governança de Dados tem a ver com isso?


A Governança de Dados deve atuar como um agente responsável por orquestrar as principais ações de melhoria com os dados na empresa.


De forma geral, fica muito difícil reconhecer problemas sem entender os dados envolvidos e propor melhorias sem ter uma noção do quanto esses dados serão afetados positivamente. Com os dados as ações são baseadas em fatos, as ações são mais propositivas. Sem os dados tudo pode ser considerado achismo, especulação. A probabilidade de fracasso neste caso é muito maior.


Os profissionais de Governança de Dados devem estar habituados a identificar problemas a partir dos dados, propor soluções e serem envolvidos durante a execução dos projetos de melhoria. Esta dinâmica é condição fundamental para que a Governança de Dados consiga trazer valor para a empresa, por meio da inovação.


Se você gosta dos nossos posts, curta, compartilhe e divulgue o nosso trabalho. #governançadedados #blrdata

Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Assessment.jpg
bottom of page