
Programa de Cultura de Dados e IA
Conheça nossa metodologia para
a aplicação de um Programa de Cultura de Dados e IA na sua empresa
Investir na implantação de um Programa de Cultura de Dados e IA é uma decisão fundamental para qualquer empresa, independente do seu ramo de atuação e sua maturidade atual no uso dos dados. Conhecer os dados, entender os seus significados, suas relações com demais dados, saber manusear, fazer as perguntas corretas e extrair informações relevantes são necessidades fundamentais para elevar a maturidade informacional em todos os patamares de uma empresa, desde a execução das atividades operacionais, passando pela tomada de decisão e definição das estratégias corporativas.
Se a empresa já possui um Programa de Cultura de dados e IA adequados, certamente ela já reduziu a dependência de outras intuições e o hábito em tomar decisões por achismos, emoções ou impressões pessoais, garantindo desta forma que as escolhas estratégicas sejam baseadas em informações concretas e confiáveis. Um Programa de Cultura de Dados e IA incentiva a identificação de melhorias, contribuindo para a redução de custos e desperdícios, além de colaborar com a evolução da maturidade na governança dos dados.
Ademais, a adoção do programa reforça a vantagem competitiva da empresa, pois permite que a organização identifique oportunidades e crie novos produtos ou serviços com base em dados e análises precisas. De fato, investir nessa cultura colabora para a transformação da empresa em uma organização data-driven, colaborando para estabelecer um ambiente de inovação contínua e crescimento sustentável.
Auxiliamos no desenvolvimento da estratégia, na comunicação e capacitação dos profissionais, construindo uma base sólida para a cultura em dados e IA dentro da organização, garantindo que os dados & IA sejam utilizados de forma adequada em todas as áreas.
Nossa metodologia:
A metodologia para implantação de um Programa de Aculturamento em Dados da BLR DATA pode ser considerada a mais completa no mercado. Não nos limitamos a atuar somente em uma iniciativa de Data Literacy. Além da alfabetização em dados, investimos esforços em questões ligadas à Comunicação e a Governança de Dados.
Possuímos uma metodologia própria, elaborada por Bergson Lopes, fundador da BLR DATA, autor de dois livros sobre Governança de Dados, atual Diretor de Comunicação e Marketing da DAMA Brasil e presidente desta associação no período de 2019 à 2021, pioneiro no tema no Brasil e um dos mais influentes especialistas em Gestão de Dados no mercado latino americano.
Nossa metodologia está totalmente alinhada com as necessidades atuais do mercado. A figura a seguir, demonstra a visão geral das etapas propostas em nossa metodologia.

Nosso trabalho é iniciado com a realização de um diagnóstico para avaliar a maturidade em Cultura de Dados e IA na empresa. A entrega do nosso diagnóstico contempla 2 visões:
-
Visão geral da cultura de dados e IA na empresa, obtida através da realização de entrevistas e testes com as pessoas consideradas relevantes para a evolução da maturidade em dados na organização.
-
Visão individual da maturidade em dados e IA das pessoas (relatório entregue de forma reservada para até 10 pessoas chave que participaram das entrevistas e testes).
Na sequência, entregamos um plano de ação (corporativo) com a indicação das ações necessárias para evoluir a cultura de dados na empresa e planos individuais (para até 10 pessoas chave) visando o aprimoramento pessoal em dados e IA dessas pessoas.
A etapa da aplicação consiste na realização de capacitações indicadas no plano, de acordo com às necessidades do nosso Cliente, referentes aos seguintes temas:
-
Análise de Dados
-
Governança de Dados e IA
-
Segurança e Privacidade de Dados
Considerando que as pessoas já passaram pelas capacitações, chega o momento em que suas habilidades são colocadas à prova em nossa etapa de gamificação (maratona de dados) onde por meio de dinâmicas, os profissionais são estimulados a desenvolver suas habilidades em dados e IA para atingir os desafios passados na maratona.
Ao fim do primeiro ciclo, ministramos uma palestra final do projeto, entregamos um relatório com a análise crítica do projeto, o compilado das lições aprendidas e as recomendações para o nosso Cliente continuar com as ações do Programa, caso ele decida seguir sozinho nos demais ciclos.