ASSESSMENT EM GESTÃO E GOVERNANÇA DE DADOS

Conheça nossa proposta e metodologia  para realização de um Assessment em Gestão e Governança de Dados

A realização de um Assessment sobre as práticas de gestão e governança de dados da organização deve ser considerado o primeiro passo na implantação de um Programa de Governança de Dados. Este trabalho engloba a avaliação das práticas atuais de gestão e governança de dados realizadas pela organização, o mapeamento das expectativas das áreas de negócio, operações e tecnologia, a definição de uma estratégia para a gestão dos dados, o estabelecimento de uma Política de Governança de Dados, a recomendação dos ajustes necessários e a sequência das ações indicadas para evoluir a maturidade em gestão e governança de dados na empresa.

 

Qual a expertise da BLR DATA neste tipo de trabalho?

Somos uma empresa de nicho, especi​alizada em Gestão e Governança de Dados. Já realizamos este trabalho não para uma ou duas, mas sim dezenas de empresas, com alto grau de satisfação por parte dos nossos Clientes. Em 2022, atingimos o número de 40+ empresas que tiveram sua maturidade avaliada pela BLR DATA.

O Assessment em Gestão de Dados aplicado pela BLR DATA pode ser considerado o mais completo utilizado no mercado. Não nos prendemos na utilização de uma única referência técnica e não somos influenciados por players externos de tecnologia. 

 

Também não realizamos um diagnóstico baseado em preenchimento de planilhas, apps ou demais tipos de avaliação simplória, geralmente focada exclusivamente em ambiente de tecnologia. Todas as nossas entrevistas são presenciais e individuais, as perguntas são realizadas de acordo com a atuação de cada perfil que terá interação com o Programa de Gestão e Governança de Dados. Enfim, utilizamos o que há de melhor para poder entregar aos nossos Clientes uma solução completa, orientada às necessidades específicas de cada Organização.

Possuímos uma metodologia própria, elaborada por Bergson Lopes, fundador da BLR DATA, autor de dois livros sobre os temas Gestão e Governança de Dados, atual Vice-presidente de Marketing e Eventos da DAMA Brasil e presidente desta associação no período de 2019 à 2021, um dos mais influentes especialistas em Gestão de Dados no mercado latino americano.

 

Nossa metodologia está totalmente alinhada com os principais guias de referência e frameworks mundiais, tais como o DAMA-DMBoK® V2, o TOGAF® e as séries de Normas ISO 9000 e 27000. Além disso, devido ao alto número de trabalhos já realizados, temos condição de comparar o estágio atual da maturidade da sua empresa com as demais empresas avaliadas pela BLR DATA. 

A figura a seguir, demonstra a visão geral do nosso Assessment.

AssessmentBLRDATA.jpg

No fim do projeto, nossos Clientes recebem um conjunto de artefatos, elaborados a partir das análises das entrevistas, documentações obtidas, observações colhidas em campo e expectativas passadas por cada Cliente.

Entre em contato conosco para apresentarmos nossos cases e detalharmos nossa metodologia para realização do Assessment em Governança de Dados.