BLOG DA

BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Principais erros cometidos na adoção de Programas de Governança de Dados. Terceiro Erro - Falta de e


Erros em Programas de Governança de Dados

Podemos caracterizar o engajamento como o entusiasmo e a satisfação pessoal pela realização do trabalho e envolvimento com a organização. A pessoa engajada deve perceber que seu trabalho interfere diretamente em toda a cadeia de negócio, gerando frutos e retorno direto.


Se considerarmos a abrangência corporativa de um Programa de Governança de Dados, principalmente no patamar estratégico, o engajamento dos envolvidos é mais eficaz quando o quadro diretivo demonstra e comunica enfaticamente seu compromisso com o Programa.


Em relação aos patamares tático e operacional, o gestor da equipe que trabalha diretamente com a Governança de Dados deve possuir habilidades necessárias para motivar, inspirar e manter a confiança dos membros da equipe, pares e superiores.

Vale ressaltar que um programa de Governança de Dados envolve mudanças na cultura da empresa, pois requer uma transformação de comportamentos tanto dos profissionais envolvidos como dos seus gestores. Portanto, a liderança deve atuar como parte da solução e não como parte do problema. Para isso, a liderança deve focar suas ações para atender os objetivos do Programa, alinhados com a estratégia de negócios, e não para atingir interesses pessoais.


Sem uma liderança adequada, os membros da equipe não se comprometem com os objetivos e metas do Programa e não tomam para si mesmos as soluções dos diversos problemas que aparecem no cotidiano.


Boa sorte em sua jornada!

Conheça o nosso Programa MasterClass em Governança de Dados
Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Últimos artigos: