top of page

BLOG DA
BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Governança de Dados - Como equilibrar as iniciativas de melhoria com as iniciativas estruturantes?


Governança de Dados - Como equilibrar as iniciativas de melhoria com as iniciativas estruturantes
Equlibrar iniciativas de melhoria e iniciativas estruturantes

Confira três dicas fundamentais para combinar as ações estruturantes com as ações de melhoria em um Programa de Governança de Dados


 1 - Negocie um prazo para implementação das ações estruturantes tidas como imediatas e passe a adotar os controles necessários a partir da sua adoção. Essas ações serão implementadas antes das entregas mais visíveis, no caso “as pontes”. Se a maturidade em Governança de Dados for baixa, você certamente precisará de um período mínimo para “organizar a casa”. Esse prazo não deve ser longo; procure estabelecer uma janela de seis meses no máximo. 


2 - A partir daí, comece a mesclar as entregas entre as “estruturas” e as “pontes”. Procure adotar um padrão de distribuição, algo do tipo: duas ou três estruturas e uma ponte. Com a evolução do Programa, a necessidade das entregas das iniciativas estruturantes tende a diminuir e esse padrão pode entrar em uma distribuição um a um. À medida que o valor da Governança de Dados for comprovado, inverta o padrão para mais iniciativas de melhoria do que estruturantes.


 3- Toda e qualquer nova iniciativa estruturante deve ser pensada considerando o cenário atual da empresa, e, a sua justificativa deve ser compreendida por todos os envolvidos. Utilize dados e fatos para embasar as justificativas. Se uma empresa, por exemplo, tem problemas sérios na qualidade dos dados, decorrentes do excesso de silos e da ausência de documentação adequada, não é a aquisição de uma ferramenta de qualidade de dados que irá resolver o problema em definitivo. Isso só será possível se identificarmos e atacarmos as raízes do problema. No caso deste exemplo, estruturar uma arquitetura da informação é uma iniciativa estruturante necessária para a empresa entender onde estão os dados, suas relações e quais os seus significados e, em seguida, estabelecer processos de controle, para na sequência, finalmente adquirir uma solução de mercado. Todas essas iniciativas são consideradas estruturantes, porém devem ser implementadas em momentos distintos.


Se você gosta dos nossos posts, curta, compartilhe e divulgue o nosso trabalho. Contribua para que este conteúdo chegue a mais pessoas.


 Quer saber mais sobre a implantação de Programas de Governança de Dados? Entre em contato conosco. Será uma satisfação conversar com você.



Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Assessment.jpg
bottom of page