top of page

BLOG DA
BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Você sabe o que é uma Estratégia de Dados?


Muitas empresas desejam implantar a Gestão de Dados, porém esbarram nos passos iniciais, onde é necessário institucionalizar e estabelecer os direcionadores estratégicos da Gestão de Dados na empresa.


O objetivo deste post é trazer para o leitor os principais conceitos sobre a Estratégia de Dados, primeiro documento que deve compor a Metodologia de Gestão de Dados em uma empresa.


Quando estabelecemos um programa de Gestão de Dados, devemos ter em mente quais são os objetivos, as principais premissas e as direções que devem ser seguidas para traçar planos de ação de alto nível que permitam atingir as metas estratégicas acerca dos dados. Vale ressaltar que essas metas estratégicas devem estar aderentes às estratégias do negócio.


Essas informações são geralmente definidas em um documento de alto nível que representa a Estratégia de Dados da empresa.


A Estratégia de Dados é o principal documento que formaliza e reconhece as atividades de Gestão e Governança de Dados na empresa. Através dela conseguimos dar reconhecimento formal às atividades e também institucionalizar áreas e organizações de apoio, como por exemplo: Conselho e Comitês de Dados, que irão atuar na Gestão dos Dados da empresa.


Também é importante destacar neste documento o reconhecimento do dado como um importante ativo da empresa.


Este documento deve ser, senão o primeiro, um dos primeiros documentos elaborados para implantação da Gestão de Dados na empresa. Sua guarda deve ser feita, preferencialmente, pelo Conselho de Governança de Dados. A divugação da estratégia deve ser ampla e o documento deve circular e ser disponibilizado em todos os níveis da empresa, desde a presidência e os conselhos até o "chão da fábrica".


De forma geral, os componentes comuns de uma estratégia de dados são os seguintes:

  • Missão e Visão para a Gestão de Dados na empresa. Este item deve obrigatoriamente estar alinhado com a estratégia da empresa (BSC, mapa estratégico, etc.).

  • Contribuição da Gestão de Dados à estratégia da empresa.

  • Objetivos e metas (SMART) da Gestão de Dados alinhados à estratégia da empresa.

  • Princípios orientadores, valores e crenças referentes à Gestão de Dados.

  • Institucionalização da Gestão de Dados na empresa, incluindo nome da área, sigla (se houver), organograma e principais responsáveis por manter esta estrutura.

  • Descrição das organizações de apoio à Gestão e Governança de Dados, bem como seus objetivos e responsabilidades.

  • Descrição dos papéis atuantes na Gestão de Dados, bem como suas responsabilidades.

  • Esquematização e hierarquia da metodologia de Gestão de Dados da empresa.


Outros componentes podem ser incluídos na Estratégia de Dados: caso de negócios, medidas de sucesso, indicadores de desempenho estratégicos, iniciativas/projetos de um Programa de Gestão de Dados, etc.


Não existe uma receita de bolo, específica em Gestão e Governança de Dados. Cabe a cada empresa avaliar e implementar o que achar de melhor em sua Estratégia de Dados. Também vale ressaltar que a Estratégia de Dados é um documento "vivo" da Metodologia de Gestão de Dados de uma empresa, ou seja, pode (e deve) sofrer alterações durante o tempo.


Por fim, quando o assunto é a Metodologia de Gestão de Dados, devemos ter em mente que, para estar alinhada à estratégia da empresa, a documentação deve seguir uma abordagem "top-down". Portanto, somente após a criação deste documento teremos condições de elaborar as Políticas de Dados, Processos, Padrões e demais documentos necessários à Metodologia de Gestão de Dados da empresa.



Até a próxima!



Sobre o autor:

Bergson Lopes Rego é Diretor de Estudos Técnicos da DAMA Brasil e CEO da BLR DATA, empresa especializada em consultoria e treinamento em Gestão e Governança de Dados.

Autor do livro Gestão e Governança de Dados – Promovendo dados como ativo de valor nas empresas publicado pela editora Brasport.

Conduziu diversos projetos ligados a área de Gestão de Dados em empresas de grande porte nos segmentos: Financeiro, Seguros, Óleo e Gás, Governo, Construção Civil e Indústria






Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Assessment.jpg
bottom of page