Qual a maturidade em Gestão de Dados na sua empresa?
Das iniciativas malsucedidas de Governança de Dados que tivemos conhecimento até o momento, todas tinham uma característica em comum – ignoraram o entendimento da maturidade atual da empresa em relação à Governança de Dados.
As motivações passadas para negligenciar esta ação são muitas, desde a falta de tempo hábil, passando pelo medo de expor a situação da governança aos pares e superiores, até o desconhecimento dos benefícios deste tipo de trabalho.
O assessment com uma avaliação de maturidade é considerado fundamental para o sucesso do programa, pois somente a partir da sua conclusão, a empresa terá condição de planejar as ações prioritárias para implantação da Governança de Dados. Ele deve ser aplicado no início do trabalho e retratar fidedignamente a realidade da empresa. Para ser considerado adequado, o assessment deve contemplar as seguintes atividades:
1 – Entendimento das principais características da empresa. Sua história, cultura, restrições, premissas e motivações que levaram a adoção de um Programa de Governança de Dados;
2 – Identificação dos principais problemas em relação aos dados (as famosas “dores”), bem como o conjunto de expectativas existentes por parte das áreas de negócio em relação a entrada de um Programa de Governança de Dados.
3 – Avaliação das práticas de Gestão de Dados existentes, comparando-as com as melhores práticas de Governança de Dados, recomendadas pelo Mercado;
4 – Divulgação dos pontos fortes e fracos encontrados, levando em conta as características de cada empresa;
5 – Estabelecimento de um plano de ação, considerando ações de curto, médio e longo prazo para implementar e evoluir a Governança de Dados na organização, de acordo com as necessidades identificadas nas etapas anteriores.
Dicas importantes:
Não avalie somente as práticas, portanto inclua no trabalho conversas (entrevistas) com as áreas de negócio. Um bom assessment combina a avaliação das práticas com a visão dos problemas e expectativas relatadas por negócio.
Entrevistas bem-feitas, com as pessoas certas e com questões pertinentes ao público que foi entrevistado, agregam muito mais valor do que o uso de questionários com perguntas “padrão”. Aliás, as respostas dos questionários, em algumas situações, costumam ser tendenciosas.
Se puder, repita este trabalho após um ciclo de longo prazo.
Por fim, vale ressaltar que o Assessment deve ser realizado por empresas especialistas, com vivência nesse tipo de trabalho. Isso garante isenção e a garantia de que o trabalho realizado foi feito por profissionais que possuem experiência no tema.
Boa sorte em sua jornada!
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