top of page

BLOG DA
BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Por que uma Política de Governança de Dados é necessária?


A Política de Governança de Dados é um documento de alto nível que estabelece as principais diretrizes que devem ser aplicadas na gestão dos dados de uma empresa. Seu conteúdo deve estar alinhado com a Estratégia da Gestão de Dados e demais políticas existentes. Seguem algumas dicas que você deve considerar na hora de escrever uma política de Governança de Dados:


- Leia algumas políticas existentes na empresa antes de começar a escrever a Política de Governança de Dados. Elas vão mostrar o estilo de escrita adotado na organização. Procure ler as políticas por similaridade, por exemplo: Política de Segurança da Informação ou Política de Governança Corporativa;


- Política deve fornecer o que “deve” ser feito e não “como” ser feito. O Como é contemplado nos processos de trabalho, não na política;


- Evite escrever políticas muito longas, estabeleça um limite de 10 ou 12 páginas.


- Utilize frases e parágrafos curtos. Tente ser o mais objetivo possível;


- Evite colocar uma diretriz que já é contemplada em outra política. Se for realmente necessário, mencione a existência da diretriz mãe e faça uma relação com esta política.


- Crie um mecanismo de rastreabilidade entre as políticas, pois ao alterar uma política, outra pode ser afetada.


Se você gosta dos nossos posts, curta, compartilhe e divulgue o nosso trabalho. Contribua para que este conteúdo chegue a mais pessoas.


Quer saber mais sobre a implantação de Programas de Governança de Dados? Entre em contato conosco. Será uma satisfação conversar com você.

Commentaires


Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Assessment.jpg
bottom of page