A venda adequada de um Programa de Governança de Dados

Na ansiedade em mostrar resultados imediatos, algumas empresas pulam as etapas iniciais recomendadas e iniciam o Programa de Governança de Dados a partir das etapas de execução. Em quase sua totalidade, os programas que adotam esta abreviação não se sustentam por muito tempo e são encerrados. Algumas pessoas podem até tentar retornar a iniciativa, a partir das etapas recomendadas, porém o estrago já foi feito na empresa – tempo e recursos foram gastos sem nenhum retorno visível e durante um bom tempo os executivos serão reticentes em relação a uma nova retomada.
A Motivação, também chamada de venda interna, é uma das etapas que não pode ser esquecida quando iniciamos um Programa de Governança de Dados. É o momento em que algumas pessoas começam a reconhecer que boa parte dos problemas existentes com os dados, são oriundos de uma ausência de governança. A motivação deve ser tratada antes das atividades de planejamento. Geralmente um pequeno grupo de pessoas é mobilizado e o foco aqui é conscientizar os executivos da necessidade em ter um Programa de Governança de Dados.
Este trabalho geralmente é realizado pela equipe interna e, em alguns casos, com o apoio de especialistas externos, por meio de apresentações de conscientização.
Aparentemente, esta etapa passa a impressão de que se trata de algo fácil e de rápida conclusão, porém se este trabalho não for feito baseado em evidências e adotando uma boa estratégia para convencimento, provavelmente o programa não seguirá adiante. Muitas empresas estão neste estágio há anos, pois não conseguem sensibilizar executivos chave para iniciar o Programa.
Se você gosta dos nossos posts, curta, compartilhe e divulgue o nosso trabalho. Contribua para que este conteúdo chegue a mais pessoas.
Quer saber mais sobre a implantação de Programas de Governança de Dados? Entre em contato conosco. Será uma satisfação conversar com você.
Commentaires