BLOG DA

BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Principais erros cometidos na adoção de Programas de Governança de Dados. Primeiro Erro - Propósito

19 Jul 2019

1º Erro - Iniciar um Programa de Governança de Dados sem o propósito definido ou acreditar que a única motivação para implantar a Governança de Dados é preparar a empresa para estar aderente aos requisitos da LGPD.

 

Podemos considerar o propósito como uma única frase que contempla, de forma geral, o conjunto de motivações para adotar um Programa de Governança de Dados na organização. Deve ser encarado como uma “Missão”, algo que justifica a existência da Governança de Dados na empresa.

 

O propósito deve ser definido já nas fases embrionárias do Programa. A pergunta: por que devemos governar dados? Deve trazer como resposta o conjunto de várias motivações ligadas às estratégias de negócio da organização. 

 

Os resultados da Governança de Dados são visíveis quando ela atua em frentes estratégicas, que agregam valor para a empresa, que a tornam mais ágil, que tragam algum tipo de inovação, que ajudam a diferenciar a empresa das demais concorrentes. 

 

Se considerarmos um Programa de Governança de Dados com um único motivador, mesmo sendo uma determinação regulatória, como no caso da adequação à LGPD, ele não conseguirá mostrar resultados tangíveis. Será reconhecido internamente como “mais um pedágio no meio da estrada” (boa parte das pessoas ainda são resistentes aos controles) e poderá ser desgastado já no primeiro ano, principalmente se a fiscalização da lei, por parte do governo, não for tão eficiente assim como esperamos.  Entretanto, se este motivador estiver alinhado com demais motivadores estratégicos, não há problema, pois as motivações consideradas “estruturantes”, na maioria das situações, são consideradas necessárias para viabilizar o cumprimento das demais motivações estratégicas.

 

Um propósito é considerado eficiente quando é conhecido e considerado por todos, em qualquer patamar da empresa. O cumprimento das motivações atreladas ao propósito é que atestará a eficiência do Programa de Governança de Dados. 

 

Portanto, não esqueça: procure entender quais as reais motivações para adotar um Programa de Governança de Dados. Formalize-as e siga em frente com o trabalho.

 

Boa sorte em sua jornada!

 

 


 

Please reload

Assine nossa Newsletter

Conheça o nosso Programa MasterClass em Governança de Dados
Posts relacionados:
Please reload

Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Últimos artigos:
Please reload

RIO DE JANEIRO

Avenida das Américas, 1155 - Sala 713

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro-RJ

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 - sala 71

Cidade Monções - São Paulo-SP

SÃO PAULO

Assine nossa Newsletter

+55 (21) 2499-2708

+55 (11) 3136-0936 / (11) 4280-9101

Copyright 2019 - BLR DATA.