BLOG DA

BLR DATA

Fique por dentro das últimas notícias e conteúdo sobre Gestão e Governança de Dados

Principais erros cometidos na adoção de Programas de Governança de Dados - Quinto Erro - Ignorar os Indicadores Estratégicos

16 Aug 2019

 

Quinto Erro - Ignorar os Indicadores Estratégicos da Governança de Dados

 

Apesar de ser algo “simples” de ser entendido e aplicado na nossa disciplina, o uso de indicadores de desempenho pelas áreas de Gestão de Dados ainda é ignorado em boa parte das empresas brasileiras.

 

Infelizmente, de forma geral, as empresas ainda estabelecem somente um conjunto de indicadores direcionados à avaliação do desempenho operacional das suas atividades. Isto ocorre principalmente nas empresas que implantaram a Gestão de Dados através de iniciativas do tipo bottom-up. Entretanto, o monitoramento deste tipo de indicador, apesar de necessário para verificar a produtividade e o dia a dia da área, não é suficiente para mostrar qual a real contribuição dos dados para a empresa.

 

Para ser efetiva, a Governança de Dados deve ser estratégica, portanto, seus resultados devem refletir esta característica. Com isso, cada vez mais, a Governança de Dados estabelece seu foco e mantém firme o seu terreno. Uma das formas para atingir este objetivo é trabalhar com indicadores estratégicos.

 

Por meio da análise dos cenários, os indicadores estratégicos da Gestão de Dados colaboram com a empresa para identificar com clareza quais os seus pontos fortes, identificar novas oportunidades de negócios para a empresa, tomar conhecimento das suas fraquezas em relação aos dados, além de contribuir para a empresa estar preparada para as ameaças encontradas.  

 

Ao estabelecer o foco estratégico da área, a tomada de decisão quanto às ações estratégicas, como também das táticas e operacionais será mais objetiva, o que irá agregar de forma significativa à competitividade da empresa, e fará com que ela atenda às necessidades e expectativas do mercado. Para isto, esse tipo de indicador é uma excelente ferramenta, pois seus resultados refletem a realidade da Governança de Dados na Organização. Desta forma, caso ocorra algum imprevisto ou dificuldade durante a realização das ações, o gestor poderá visualizar as consequências, e com isso estabelecer as mudanças necessárias, no tempo necessário.

 

Sem isto, com o passar do tempo, a área de Governança de Dados estará condenada ao fracasso.

 

Boa sorte em sua jornada!

 

 

Please reload

Assine nossa Newsletter

Conheça o nosso Programa MasterClass em Governança de Dados
Posts relacionados:
Please reload

Implemente a Governança de Dados
 em sua empresa com o nosso
 Assessment
Últimos artigos:
Please reload

RIO DE JANEIRO

Avenida das Américas, 1155 - Sala 713

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro-RJ

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 - sala 71

Cidade Monções - São Paulo-SP

SÃO PAULO

Assine nossa Newsletter

+55 (21) 2499-2708

+55 (11) 3136-0936 / (11) 4280-9101

Copyright 2019 - BLR DATA.