GOVERNANÇA DE DADOS

Somos pioneiros neste mercado. Implantamos Programas de Governança de Dados adequados às necessidades estratégicas do Cliente

Utilizamos uma metodologia própria, baseada nas melhores práticas consagradas no mercado e no histórico dos Projetos da BLR DATA. Também consideramos as variáveis existentes em cada organização como, por exemplo: Estratégia Corporativa, Benchmarking com outras empresas do setor, restrições e premissas passadas pelos patrocinadores. 

 

Por meio do nosso expertise, conseguimos romper barreiras culturais. A Governança de Dados deve ser encarada como um Programa permanente. Seus objetivos devem estar alinhados com a Estratégia Corporativa da Organização e o seu funcionamento deve estar baseado em princípios ligados às  filosofias ágeis e inovação. 

Carteira de Serviços:

Assessment em Gestão de 

Dados 

O Assessment é recomendado quando a empresa deseja iniciar a implantação da Governança de Dados, geralmente ligada a um Programa de Analytics ou pretende avaliar o modelo de governança atual, visando aumentar a sua maturidade. Basicamente, os objetivos deste trabalho são:

  1. Avaliar como a empresa está estruturada em relação à adoção das práticas recomendadas para o Gerenciamento dos Dados e Informações;

  2. Traçar uma estratégia com metas e objetivos claros para implantar a Governança de Dados e conseguir extrair o melhor valor desses ativos;

  3. Indicar quais os melhores caminhos para cumprir a estratégia estabelecida.

No fim do trabalho, nossos Clientes recebem um conjunto de artefatos,  elaborados a partir das análises das entrevistas, documentações obtidas, observações colhidas em campo e expectativas passadas por cada Cliente.

Estruturação do Escritório de Governança de Dados

Um Escritório de Governança de Dados (EGD) pode ser visto como uma estrutura organizacional, responsável por orquestrar todas as ações de Gestão e Governança de Dados na empresa. O patamar da atuação do EGD geralmente cobre os níveis tático e estratégico.

Por meio do acompanhamento dos projetos de melhoria com os dados e a definição dos processos de Gestão de Dados e seus indicadores associados, o EGD consegue monitorar a adoção das atividades de Gestão de Dados em toda a organização.

O EGD é composto por profissionais com o perfil de Gestor Estratégico de Dados (Chief Data Steward). Estes profissionais são reconhecidos como referência na empresa em relação ao assunto "dados". Participam e/ou lideram comitês táticos de Gestão de Dados, visando implementar as ações necessárias para viabilizar as diretrizes estabelecidas para os dados e a sua Gestão.

Metodologia de Gestão e Governança de Dados

A Governança de Dados é responsável por alinhar sob a ótica dos dados - as Pessoas, os Processos e as Tecnologias a fim de definir os papéis, responsabilidades, processos  e projetos necessários para gerir os dados estratégicos de uma organização. Para isso, torna-se necessário a criação de uma metodologia que seja capaz de definir e regulamentar esta Gestão.

A Governança de Dados deve atuar como uma autoridade articuladora, estabelecendo as diretrizes da Gestão de Dados, liderando as iniciativas de melhoria e orquestrando a Gestão de Dados dentro da Empresa, com atuações nos âmbitos legislativo, executivo e judiciário.

As atividades de cunho legislativo correspondem a Metodologia de Governança de Dados que representam as definições das políticas e regulatórios, práticas e processos de trabalho sobre a Gestão de Dados.

Data Mentoring

O serviço mentoria é recomendado quando a empresa passou por um processo recente de implantação da Governança de Dados e precisa formar profissionais para atuar de forma direta no Programa de Governança de Dados.

 

Por muitas vezes, a estruturação de um Escritório de Governança de Dados ou uma Metodologia de Governança de Dados, requer um apoio mais constante por parte do(s) consultor(es) que participaram desses projetos.

 

O objetivo deste apoio é transferir todo o conhecimento necessário para que os profissionais da empresa Cliente consigam conduzir as ações programadas em um roadmap com cenários de curto, médio e longo prazo, por meio da atuação em Comitês de Dados (executivo e táticos), e também pela condução e/ou acompanhamento de projetos estruturantes que visam evoluir a maturidade da Gestão de Dados na empresa.

RIO DE JANEIRO

Avenida das Américas, 1155 - Sala 713

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro-RJ

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 - sala 71

Cidade Monções - São Paulo-SP

SÃO PAULO

Assine nossa Newsletter

+55 (21) 2499-2708

+55 (11) 3136-0936 / (11) 4280-9101

Copyright 2019 - BLR DATA.