ARQUITETURA DE DADOS

Por meio das melhores práticas do mercado, elaboramos a Arquitetura da Informação e demais Arquiteturas de Referência

Para acompanhar o ritmo da evolução dos negócios e também das novas tecnologias, torna-se necessário seguir uma abordagem mais ampla, orientada à estratégia da organização e tendo sempre como premissa o alinhamento dos dados com: os processos, aplicações e tecnologias existentes na organização. 

Desta forma, podemos afirmar que a Arquitetura de Dados estabelece o conjunto de representações (gráficas e textuais) em alto nível dos componentes de dados corporativos e suas relações dentro da Empresa. A Arquitetura de Dados descreve como os dados são especificados, relacionados, adquiridos, processados, armazenados e referenciados pelas aplicações, processos e tecnologias que utilizam os componentes representados na arquitetura. 

De acordo com o guia DAMA-DMBOK® V2, a Gestão da Arquitetura de Dados é definida como uma função, responsável por gerenciar e manter os mecanismos necessários para gerir os conceitos, estruturas e demais metadados que compõe a Arquitetura de Dados da Empresa.

Carteira de Serviços:

Desenvolvimento da Arquitetura da Informação

Uma Arquitetura da Informação deve ser capaz de representar várias visões, desde as estratégicas até as operacionais, e também as diversas relações entre seus elementos possibilitando desta forma,  um melhor entendimento para que novos dados possam ser monetizados, projetados ou reutilizados pelas aplicações. 

Arquitetura de Dados não é apenas a representação de componetes de tecnologia de dados em um único diagrama. Mas sim, um conjunto de representações relacionadas, estruturadas por um meta-modelo e integradas com artefatos de outras Arquiteturas (Negócio, Aplicações e Tecnologia).

A figura ao lado demonstra uma visão geral do que consideramos uma Arquitetura de Dados ideal.

Elaboração da Cadeia de Modelos de Dados Corporativos

De forma geral, a criação de um único modelo corporativo de dados não atende mais às necessidades atuais das organizações que cada vez mais, passam por um cenário de mudanças constantes em seus negócios e também em suas estratégias.

As iniciativas bem sucedidas para implementar uma Arquitetura de Dados Corporativa adotam como estratégia a criação dos modelos corporativos em camadas, por meio de uma abordagem "Tod-Down".

A figura ao lado demonstra uma visão geral do nosso framework para criação de Modelos de Dados Corporativos.

Elaboração e acompanhamento do Roadmap de Arquitetura de Dados

O Roadmap de uma Arquitetura de Dados contém os passos indicados para transição do desenho da Arquitetura atual, obtida a partir do mapeamento das bases atuais, que compõe a representação da VIsão As Is para o desenho de uma Arquitetura ideal (VIsão To Be), projetada para atender adequadamente às necessidades estratégicas da organização. Para isto, torna-se necessário o acompanhamento e revisão desta evolução, indicada pela implementação de pequenos projetos (sprints), definidos no Roadmap.

RIO DE JANEIRO

Avenida das Américas, 1155 - Sala 713

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro-RJ

Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1140 - sala 71

Cidade Monções - São Paulo-SP

SÃO PAULO

Assine nossa Newsletter

+55 (21) 2499-2708

+55 (11) 3136-0936 / (11) 4280-9101

Copyright 2019 - BLR DATA.